Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Projeto Andus
Início do conteúdo da página

Projeto Andus

O Projeto Andus

Logo andus sem margem

O Projeto ANDUS é uma iniciativa de cooperação técnica entre o Governo Brasileiro e o Governo Alemão que tem o objetivo de apoiar a elaboração de uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade.

 

O Objetivo

Impactar positivamente o desenvolvimento urbano no Brasil a partir da concepção, difusão e implementação de uma nova abordagem. Com base na Agenda 2030, na Nova Agenda Urbana e no Acordo de Paris, essa nova concepção compreende:

  • - a incorporação dos temas do desenvolvimento socioeconômico, de mudanças do clima e de transformação digital;
  • - a construção de uma visão de território que considere a diversidade regional; e
  • - a atuação multinível, multisetorial, interfederativa e interinstitucional.

 

O Contexto

Cerca de 85% da população brasileira mora nas cidades (IBGE 2010). Resultado de um processo intenso de urbanização do país, ocorrido na segunda metade do Século XX, esse cenário é marcado por profundas desigualdades regionais, intrarregionais, urbanas e intraurbanas. Para atingir um maior grau de equidade, é necessário reorientar as ações de desenvolvimento urbano, superando os problemas a partir do estímulo às potencialidades do nosso diverso território

 

O aprimoramento dos instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Projeto ANDUS apoia a elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, compreendendo o aprimoramento dos principais instrumentos de planejamento e gestão urbana, tais como o Plano Diretor (PD), o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e a produção de insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Fim do conteúdo da página